domingo, junho 04, 2017



Vida Saudável - Bolo de Banana


 Olá pessoal, como estão?? Domingo chuvoso por aí? Aqui está, e a semana pretende ser igual, bastante chuva. E o que é perfeito para fazer em um dia de chuva? Comer e olhar um filme ou série. Para entrar no clima, vou compartilhar com vocês um bolo que acabei de fazer (ainda está quentinho) e o melhor é que podemos comer sem culpa pois usei ingredientes saudáveis. 
 Eu nuca havia postado receitas aqui no blog, pois até então não se encaixavam no meu perfil blogueira e nem pessoal, mas as receitas acabaram entrando na minha vida por acaso. Já venho há um tempo tendo uma alimentação saudável, (virei fit haha) com acompanhamento de nutricionista e fazendo atividade física (na verdade, atividades físicas eu sempre fiz). Cortei alguns alimentos como a farinha branca e o açúcar branco. Em relação a frituras, nunca fui uma pessoa que amasse, então foi muito tranquilo, e o refri ainda mais pois eu realmente não gostava de tomar e faz sete anos que não sei como é o gosto de um refrigerante.
 Praticamente sempre no meu dia a dia eu posto no stories (@elisandradrehmer) as minhas refeições, quando é possível, e comecei a ter bastante pedidos pelas receitas que faço, principalmente os bolos. Então resolvi fazer uma coluna aqui no blog sobre Vida Saudável, onde posso compartilhar minhas receitas e afins. Quem cuida da alimentação sabe como é difícil achar um alimento que não tenha nada de farinha branca e açúcar. Tu compra um pão, na embalagem está escrito "pão integral", tu olha os ingredientes e lê "farinha integral, farinha de trigo, e blá blá). Resumindo, se é integral, não deveria ter farinha branca nos ingredientes, e a mesma regra é para o açúcar, na embalagem há "zero açúcar" e nos ingredientes há "maltodextrina, ... acessulfame ...." e outros adoçantes que também não são muito bons. Por isso que entrei na vibe de Faça Você Mesma, assim eu sei o que tem, e tenho certeza o que estou comendo.
 Uma coisa que sempre me falam, e que vocês também devem devem estar pensando "Nossa, ela é tão magrinha, para que fazer dieta?!!" Gente, nem toda dieta é para perder peso. Minha finalidade inicial foi saúde mesmo, pois na época que iniciei estava com um probleminha, e depois permaneci sendo saudável mas com a finalidade de perda de gordura e ganho de massa magra, que para mim é muito difícil de ganhar massa magra.

 Bom, agora vamos para a receita de hoje: bolo de banana. Quem me passou a receita com a minha nutricionista.


Vamos aos ingredientes:
  • 4 bananas pequenas (ou 3 grandes)
  • 2 ovos
  • 1/4 xícara de óleo
  • 2 xícaras de aveia em flocos finos
  • 1 1/2 colher de chá de canela
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 colher de sopa de mel
OBS: para medir a "xícara", uso um medidor de 250 ml

Em relação ao óleo, esse que usei não é o recomendado, mas estou com bastante dificuldade em encontrar um óleo mais saudável na minha cidade. Eu até tenho óleo de coco, mas como aqui na minha cidade está frio, ele está bem sólido, e eu não acho prático usá-lo assim com a finalidade de usar em receita de bolos.

 Primeira etapa: untar a forma com o óleo. Depois, corte 2 bananas pequenas em rodelas (ou uma grande como foi no meu caso) e cubra o fundo da forma. Usei uma forma de plástico pois faço meus bolos no microondas.



 No liquidificador, bata o mel, as outras bananas, o óleo, o açúcar mascavo, os ovos e a canela.
 Despeje a mistura em um recipiente e acrescente a aveia em flocos finos e misture. Por último, coloque o fermento e misture novamente. Despeje a massa na forma de bolo onde tem as bananas picadas no fundo.
 E pronto, agora é só colocar no microondas e aguardar. Eu coloquei 6 minutos pois o meu micro é novo, faz aproximadamente uns 2 a 3 meses que compramos. Se você não tem certeza do tempo, é melhor colocar menos, e quando terminar, enfie um palito e veja se gruda ou não, e qualquer coisa, ponha mais alguns minutos ou segundos.


 Para fazer no microondas, não esqueçam da tampa para proteger o bolo e não sujar o micro, mas ela não pode estar fechada. Essa minha tem furos, ou use aquelas tampas que possui válvulas de segurança (use-as abertas), ou senão, deixe a tampa aberta, com uma fresta. 
 Como podem ver, o meu bolo ficou bem clarinho, pois no micro os ingredientes ficam da cor real que são. Hoje só faço mais bolos no micro, é muito mais prático. O que é aguardar 7 ou 8 minutos por um bolo quando tem uma visita do que 20 minutos? 


 É a segunda vez que eu faço esse bolo e fica uma delícia!!!

 Então, o que acharam?? Querem ver mais receitinhas saudáveis e/ou dicas sobre?


Um grande beijo,
Elisandra Drehmer

Um comentário:

Obrigada pela visita. Deixe aqui o seu comentário ...

Publicidade